COMO MUDAR SEUS HÁBITOS EM 21 DIAS

 

Segundo a Programação Neurolinguística, nossas mentes funcionam como computadores biológicos. Assim todas as ações e atitudes realizadas por você durante sua vida foram aprendidas e armazenadas dentro do seu cérebro, ou seja,  muitas vezes nos portamos como verdadeiros robôs, ao repetir as ações aprendidas ao longo dos anos.

Uma antiga prática jesuítica diz que “a repetição, com correção, até a exaustão, leva a perfeição!”.

O teste de 21 dias propõe que durante este tempo você consiga mudar atitudes que não estão de acordo com seus objetivos. Assim você condicionará seu cérebro a um novo estilo de funcionamento.

Mas por que 21 dias? E não outro número? Em 1950, o cirurgião plástico Maxwell Maltz percebeu que vários de seus pacientes seguiam um padrão: a maioria levava, pelo menos, 21 dias para se acostumarem com sua nova face ou com a falta de um membro do corpo. Por exemplo, após uma cirurgia de nariz, o paciente levava 21 dias para se acostumar com sua nova face. Ou ainda, um paciente que houvesse amputado um membro levava esse mesmo tempo para se acostumar com a nova situação.

Maltz escreveu sobre estas experiências: “Estes, e muitos outros fenômenos observados tendem a mostrar que requer no mínimo de cerca de 21 dias para uma imagem mental se dissolver e formar uma nova imagem ou hábito. “.Em 1960,  publicou o livro  Psico-Cibernética, que vendeu mais de 30 milhões de cópias e influenciou as técnicas e livros de auto-ajuda.

Outros estudos e pesquisas demonstraram que o número de dias que se leva para mudar um hábito é relativo. Se o objetivo for simples você pode conseguir mudá-lo rapidamente, mas se o desejo forem mudanças maiores, pode levar mais tempo que isso.

Mas o que queremos propor aqui é que você faça o teste! Comece mudando hábitos simples, como mostram os exemplos abaixo.novos_habitos

Exemplos:

1 – Acorde às 6 horas da manhã durante 21 dias.  Automaticamente a partir do vigésimo primeiro dia seu corpo já responderá a esse estímulo, dessa forma ficará mais fácil sair da cama mais cedo.

2 – Tome seu banho com duração estipulada de 5 minutos. Passados 21 dias, você não precisará usar o cronômetro mais.

3 – Faça suas refeições mastigando por mais tempo durante 21 dias.

Se o teste funcionar pra você, estenda-o a outros objetivos, um pouco maiores. Lançamos 2 desafios para você:

1° Desafio – Gratidão

Durante 21 dias, antes de dormir agradeça 3 coisas na sua vida. Isso mesmo, durante 21 dias você terá que observar 3 coisas, fatos , momentos que você realmente sinta-se agradecido por ocorrer no seu dia. E assim, você estará condicionando seu cérebro a parar de ver defeito em tudo e começar a saborear tudo que a vida lhe proporciona.

2° Desafio  – Exercício físico

Escolha uma forma de sair do sedentarismo ou se manter cada vez mais ativo, e durante 21 dias mude hábitos que estão te impedindo de praticar e ter o sucesso que tanto deseja na sua saúde.

Sabemos que não será tão simples quanto parece. Pois, muitas vezes, a teoria é uma, a prática é outra. Então seguem algumas dicas para lhe ajudar a completar nossos desafios:

1 – Faça alguma atividade que você tenha um mínimo de simpatia. Não é preciso amar, mas não pode odiar!

2 – Escolha um bom profissional que saiba adequar às atividades as suas necessidades.

3 – Procure se informar, busque revistas, livros e sites confiáveis!

4 – Encontre uma tribo ou grupo, ou seja, se associe a pessoas que já estão no caminho que você deseja.

5 – Tenha paciência e persistência, os resultados aparecerão com o tempo.

habitoSe conseguir permanecer focado por 21 dias, ficará bem mais fácil obter os resultados que tanto deseja. Acredite que será capaz de conseguir! Mais uma vez citando Maltz entendemos que “…quanto maior for a crença em seus objetivos, mais depressa você os conquistará.”

Espero que tenham gostado do artigo!

Deixe seu comentário abaixo, conta pra gente se você já fez o teste e quais foram seus resultados.

Até o próximo post!

Por Cíntia Abreu – CRA 34724 e Thiago Abreu – CREF 019356

 

6 Comentários

    • Olá Lúcia!

      Obrigada pelo comentário e pelo elogio!

      Com certeza, a paciência e a persistência são características dos vencedores. Daqueles que alcançam seus objetivos.
      Devemos praticá-las sempre.

      Abraço!

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*