DEVEMOS ALONGAR ANTES OU DEPOIS DO TREINO DE MUSCULAÇÃO?

Diversos fatores podem auxiliar ou atrapalhar o desenvolvimento muscular devido ao treinamento. Um desses fatores é o comprimento do músculo, afinal uma das funções do tecido muscular esquelético é a extensibilidade e a elasticidade. Logo o músculo que tem perda dessa função (seja a diminuição ou excesso dessa elasticidade) tem um desempenho prejudicado e consequentemente uma pior resposta ao treinamento.

Para aumentar o comprimento muscular o uso de alongamento é muito comum entre atletas e praticantes de exercício físico (posteriormente veremos se essa é a forma correta de trabalhar).

Ao mesmo tempo um conceito de que esse alongamento pode atrapalhar a produção de força muscular foi difundido no ambiente dos praticantes de treinamento resistido, como por exemplo, a musculação. Informações desencontradas levaram alguns desses praticantes a crerem nesse fato.

Logo, isso é motivo de discussão entre muitas pessoas que trabalham e praticam o treinamento resistido. E a pergunta: “DEVO ALONGAR ANTES OU DEPOIS DO TREINO?” paira sobre o ambiente de academias, estúdios e outros locais onde se pratica esse tipo de exercício físico.

Como o assunto não é tão simples quanto parece, vamos iniciar uma série de posts para auxiliar a responder essa pergunta.

Primeiro, precisamos deixar claras as diferenças entre flexibilidade, alongamento e flexionamento. E posteriormente espero que compreendam que essas diferenças são essenciais para responder a pergunta.

A flexibilidade é uma “capacidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesão” (DANTAS, 1999).

Se essa é uma capacidade física, sofre adaptações advindas do treinamento. E como treinar a flexibilidade? Bom, aí você poder utilizar alongamentos e/ou flexionamentos.

O alongamento é “uma forma de trabalho que visa à MANUTENÇÃO dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude NORMAL com o mínimo de restrição física possível” (DANTAS, 1999).

3503

Google imagens

O flexionamento é “uma forma de trabalho que visa a obter uma MELHORA na flexibilidade através da viabilização de amplitudes de arcos de movimentos articulares SUPERIORES ÀS ORIGINAIS (DANTAS, 1999).

post-alongar-1-c

Google imagens

Percebam que coloquei algumas palavras destacadas. Elas denotam grandes diferenças entre esses dois tipos de trabalho.

Para elucidar ainda mais, no alongamento a articulação não é forçada, os componentes plásticos são estirados ao nível submáximo, não há estímulo dos mecanismos proprioceptores e não estimula os terminais nervosos da dor. Já no flexionamento todos esses fatores são exacerbados, pois a articulação é forçada ao limite, os componentes plásticos são estirados ao nível máximo, há estímulo dos mecanismos proprioceptores e os terminais nervosos da dor também são estimulados.

Já podemos perceber que para o aumento de flexibilidade o uso do flexionamento é mais eficaz, comparado ao uso de alongamento. E reforçando que flexibilidade, alongamento e flexionamento são coisas diferentes.

Partindo dessa exposição podemos avançar para discutir a nossa pergunta inicial. E podemos inclusive reformular essa pergunta e acrescentar novas dúvidas:

  • Devo fazer alongamentos antes ou depois do treinamento resistido?
  • Devo fazer flexionamentos antes ou após o treinamento resistido?
  • Devo buscar o aumento da flexibilidade antes ou após o treinamento resistido?

post-alongar-1-4

Google imagens

Percebem como são perguntas diferentes?  E se você tinha dúvida sobre a pergunta inicial antes de ler esse post, tente responder a esta outra pergunta:

Será que você sabe o que estava perguntando?

No próximo post responderemos a esses questionamentos.

Até breve.

REFERÊNCIAS

DANTAS E.H.M. Flexibilidade Alongamento e Flexionamento. Shape, Rio de Janeiro, 1999. 4ª ed.

Por Anselmo Gomes de Moura

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. DEVEMOS ALONGAR ANTES OU DEPOIS DO TREINO DE MUSCULAÇÃO? - PARTE 2 | Instituto Qualidade de Vida
  2. DEVEMOS ALONGAR ANTES OU DEPOIS DO TREINO DE MUSCULAÇÃO? – PARTE 3 | Instituto Qualidade de Vida

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*